sábado, 4 de setembro de 2010

Piscina de Paracetamol: você nadaria?

Dra Jekyll voltando com mais coisinhas interessantes =D

Eu não sei quanto a vocês, mas durante toda a minha adolescência eu cansei de ver propagandas e mais propagandas sobre como prevenir a dengue e que, caso uma pessoa estivesse com suspeita de dengue, tinha todo um procedimento e tal... e, no centro das atenções no quesito 'Tratamento', tá lá o nosso amiguinho Paracetamol, mais conhecido popularmente na minha época como o Tylenol.

Ok, daí, dizia lá nos folhetos distribuídos nas escolas, hospitais, postos de saúde e até de casa em casa, que uma pessoa com dengue ou mesmo com suspeita de dengue não podia tomar dipirona [ dipirona sódica, que tem váááários nomes comerciais por aí e que faz parte desde o Buscopan complexo, passando por Lisador, Dorflex[ 'relaxante muscular'] e uma série de outros remédios vendidos sem receita médica.

Daí, o que eu vi acontecer era o povo mergulhar numa piscina de Tylenol, ignorando os avisos dos médicos sobre de quanto em quanto tempo o doente deveria tomar os comprimidos no máximo.

Nesse meio tempo, pessoas bem próximas a mim acabaram pegando dengue, sendo que uma delas, a adulta, sentia muitas dores pelo corpo e a sua febre não baixava só com a dose recomendada pelos médicos. Daí, eu acabei cedendo a dando pra ela dipirona sódica.

Não.Façam.Isso, ok? Não sem antes perguntar a um médico responsável.

Ela ficou boa e muitos anos se passaram desde então.

Há cerca de três anos, no noticiário local, um professor de uma bem conceituada Faculdade de Medicina deu uma entrevista revoltado. Sim, foi uma dos professores da FAMERP, que disse que o Paracetamol podia fazer mal e até matar. Eu não lembro exatamente as palavras que ele usou porque eu estava chegando da escola naquela hora e peguei a entrevista pela metade.

Fiquei na dúvida e não achei ninguém pra me responder... até a fatídica sexta-feira passada, quando alguém que eu admirava muito acabou falecendo. ._.

Mas vou contar o 'babado' pra vocês =D

Primeiro, você tem que ver a idade da pessoa que está com dengue porque depende da idade, do peso e de outros fatores também, a escolha da dose que ela vai tomar por vez.

Mas não exceda a dose que seu médico recomendar.

Por exemplo: em adultos, toma-se os comprimidos compridinhos, né? Então, o intervalo mínimo que você pode dar entre um comprimido e outro é de quatro horas. Caso você tome mais que um comprimido de paracetamol a cada quatro horas, você correrá grandes riscos de 'matar' seu fígado. Esse risco aumenta ainda mais se você estiver usando paracetamol desse jeito errado durante dias.

Então, cuidado õ.o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tell us, Maurice! *The Kings of Madagascar* ;D