terça-feira, 24 de agosto de 2010

Segurar espirro faz mal à saúde?

Então, gente, mim, "Dra" Jekyll, voltar com mais uma curiosidade =D

Bom, eu tinha uma referência específica pra fornecer para vocês com o intuito de tornar minha informação confiável até mesmo para os mais céticos mas, como minha bagunça é muito organizada, eu acabei perdendo o exemplar da revista. ¬¬

Enfim, todo o mundo tem essa dúvida, né? Se segurar o espirro faz mal à saúde de verdade. Sim, porque nem tudo o que seus avós, pais ou vizinhos te contam está necessariamente correto. Claro que não estou diminuindo aqui o peso do conhecimento adquirido ao longo da vida, com experiências e afins, não me interpretem mal! o.o


O fato é que uma revista científica divulgou há algum tempo que segurar o espirro faz mal sim. E quem havia dado essa resposta foi um dos professores da Unifesp que, para quem não sabe, é uma das melhores faculdades de Medicina que existem no nosso país.

E, quando feita a mesma pergunta ao Professor Ivanir, responsável pela parte de Fisiologia Cardíaca da FCMS [Faculdade de Ciências Médicas de Santos e que não é a UNIMES U.U], ele respondeu de forma a nos levar a raciocinar: a velocidade com que o ar é liberado dos pulmões durante um espirro típico é de aproximadamente 150 km/h e, bom, nosso sistema respiratório tem algumas partes que têm cartilagem mas, mesmo assim, tem paredes relativamente finas. Agora, imagine o tecido humano contendo um "ventinho" de 150 km/h! Bom, não é pouca coisa, concordam? xD

O professor ainda ressalta o risco da pessoa acabar tendo um problema que tem um nome que foi, em parte, título de poema de Manuel Bandeira: Pneumotórax Espontâneo.

Para saber mais sobre Pneumotórax, acesse: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?330

Beijos Beijos =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tell us, Maurice! *The Kings of Madagascar* ;D