quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Verdades sobre a Toxoplasmose

Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii.

Bom, isso eu acho que é fácil descobrir através do Google. Mas, eu não sei quanto a vocês mas eu tenho certo medo das informações que eu obtenho na Wikipedia, por exemplo. E, além disso, A Toxo e nosso "amiguinho" Toxoplasma gondii são matérias que caem no vestibular! Siiiim, molecada em fase de sofrimento extremo: vestibulandos, eu respeito as dores e angústias de vocês! Sim, porque eu estive nessa vida por sete anos. +_+

Mas, enfim, meu objetivo aqui é contar uns segredinhos sobre essa doença, coisa que ninguém me disse até que eu chegasse na faculdade e que eu acho que seria legal que todos soubessem =)

Primeiro: teve uma atriz idosa que acabou morrendo sozinha na casa dela. Na época, ela estava fazendo a novela Senhora do Destino, se eu não estiver enganada, e a história da morte dela acabou tendo uma repercussão grande. Os médicos, na época, acabaram suspeitando que a atriz havia morrido por causa da Toxoplasmose, já que ela tinha MUITOS gatos em casa, que conviviam com ela... e deviam dormir no quarto dela e etc.

Entretanto, meus amigos, antes que vocês comecem a matar os gatinhos dos seus avós, eu venho lhes informar que nem todos os gatinhos estão contaminados com o Toxoplasma gondii. Então, calma! o.o

O que os professores de cursinho não falam [ e acho que nem os professores de ensino médio mesmo de escolas particulares bem conceituadas falam] é que os gatos SÓ são capazes de transmitir os "ovinhos" do Toxoplasma gondii no período que vai desde o nascimento dos gatinhos cuti-cutis até em torno de cinco a nove meses de vida do felino. Isso acontece porque durante esse tempo o sistema de defesa do corpo do gatinho ainda não está funcionando com força total e por isso ele não consegue combater o Toxoplasma gondii.

Além disso, não tentem nem olhar feio para os cachorrinhos, viram? Siiiim, porque apenas os felídeos [gatinhos e seus parentes, como o leão, por exemplo] possuem as condições necessárias para a reprodução do Toxoplasma gondii nos seus intestinos. Sendo assim, somente os felídeos podem fazer cocozinhos com "ovinhos".

Outra mentira que eu ouvi muito pela vida afora é que a principal forma de pegar Toxoplasmose era ficando em um ambiente onde tinha cocozinhos de gatinhos que, com o calor, acabavam secando e deixando os "ovinhos" em suspensão no ar, junto com o vapor d'água dos cocozinhos. Daí, viria uma criança ou um idoso e respiraria aquele ar com aqueles "ovinhos" e teria a doença.

Isso é uma calúnia! u__U

A forma mais comum de pegar Toxoplasma gondii é comendo carne mal passada que contenha "ovinhos" No nosso país, muita gente é doida por carne mal passada, né? Só que o calor do preparo da carne mal passada não é suficiente para matar esses "ovinhos" do parasita... e, se a carne que você for comer for de um animal que entrou em contato com cocozinhos de gatinhos, lamento te informar mas você vai comer Toxoplasminhas =X

Agora uma parte que eu acho interessante e que também é de utilidade pública:

01-) O Toxoplasma gondii é um dos parasitas que mais infecta pessoas no mundo todo, sendo que o país que tem mais pessoas infectadas por ele é a França, pelo hábito de comer carne mal passada.

02-) De todas as pessoas que estão infectadas pelo parasita e que não sejam imunocomprometidas, apenas 10% delas, em média, vão desenvolver o que os médicos chamam de sintomas clínicos. Na prática, isso quer dizer que só esses dez por cento vão se sentir mal, sendo que esses sintomas podem variar de intensidade de acordo com a forma co que o organismo da pessoa reagir. Isso não acontece em pessoas com AIDS, pessoas com leucemias, pessoas que receberam doação de algum órgão e todas as pessoas que tiverem alguma deficiência no sistema imune, que defende o nosso corpo contra os microrganismos em geral. Mas eu vou falar melhor das pessoas com algum comprometimento imunológico mais pra frente...

03-) Desses 10%, algumas pessoas podem vir a manifestar uma das formas de Toxoplasmose que é a considerada mais grave para pessoas imunocompetentes [ com o sistema imunológico firme e forte], que é a Toxoplasmose ocular. Bom, essa forma de Toxoplasmose causa uma inflamação nos olhos da pessoa e pode deixar cicatrizes em partes cruciais para a visão. Dessa forma, a Toxoplasmose ocular pode causar perda da visão. =(

04-) Agora, em pessoas com algum tipo de problema no sistema imunológico, a Toxoplasmose é um problema, assim como todo tipo de doença. Nessas pessoas, é muito comum aparecer um tipo de Toxoplasmose chamado Neurotoxoplasmose. Bom, tudo que tem "neuro" tem a ver com o cérebro... então, nesse caso, o parasita se instala no cérebro da pessoa e pode levar a vários sintomas neurológicos, como convulsões e dificuldades de movimentar pernas e braços. Esse tipo de Toxoplasmose só aparece em pacientes imunocomprometidos.

05-) Outra forma grave de Toxoplasmose é a Toxoplasmose congênita. Nome bonito e rebuscado apenas para dizer que é quando a mulher está grávida sem antes ter sido infectada pelo parasita, e, durante a gravidez, acaba sendo infectada. Isso é bem complicado porque o parasita consegue passar da mãe para o bebê.

Nesse caso, quando a mãe é infectada no primeiro trimestre da gravidez, é comum acontecer aborto espontâneo porque o parasita prejudica o bebê, fazendo com que esse feto tenha tantos problemas que o organismo acaba por considerá-lo inviável ou as alterações no bebê são incompatíveis com a vida.

Quando um aborto espontâneo não ocorre, o bebê nasce com vários problemas e é comum que ele apresente um quadro que os médicos chamam de Tétrade de Sabin, que consiste em: inflamação nos olhinhos, calcificações no cérebro, cérebro aumentado ou diminuído e retardo mental.

Quanto mais cedo na gravidez a mãe é infectada, se o parasita conseguir passar para o bebê pela placenta, os danos serão maiores porque é no começo da gravidez que o bebê se desenvolve mais rápido e desenvolve órgãos mais importantes... é nessa fase que praticamente todos os órgãos dele começam a se desenvolver. Quanto mais perto do final da gravidez a infecção acontecer, menores serão os danos ao bebê.

Só que, quanto mais próximo do início da gravidez ocorrer a infecção, mais difícil é para o parasita atravessar a placenta porque ela se encontra mais grossa durante esse período. Quanto mais próximo do final da gravidez, mais fina a placenta fica porque ela precisa comportar o bebê já maiorzinho e isso torna mais fácil para o parasita atravessar e infectar o bebê.

Por via das dúvidas, se você estiver grávida ou mesmo se suspeitar disso, procure um médico para fazer o acompanhamento porque existem exames que podem ser feitos para ver se a mãe já foi infectada com o parasita e mesmo para estimar há quanto tempo ocorreu a infecção... e esses exames são feitos durante o pré-natal.

Quaisquer dúvidas ou reclamações, é só me chamar =D

Beeejo

Um comentário:

Tell us, Maurice! *The Kings of Madagascar* ;D